Avançar para o conteúdo principal

Desafio 2012 - Escritores Portugueses



No inicio do ano pensei em não aderir a desafios, no entanto, como leio pouco literatura portuguesa e como penso ler alguns livros da leitura temática sobre autores portugueses, proposta no Goodreads, resolvi aderir a este desafio que vi no blog Murmurei ao Vento: ler 5 livros de quaquer género desdes que escritos por escritores de origem portuguesa. Aqui Vai a lista:

1. "O Crime do Padre Amaro", Eça de Queirós
2. "Jangada de Pedra" e/ou "As Intermitências da Morte", José Saramago
3. "Uma Casa na Escuridão", José Luis Peixoto
4. "Balada da Praia dos Cães", José Cardoso Pires
5. "Códex 632", José Rodrigues dos Santos

Comentários

  1. Já li o do Eça há muitos anos, o de José Luís Peixoto lerei um dia, mas para já tenho "Abraço" para ler, o único que eventualmente lerei ainda este ano será a Balada, que também aguarda a sua vez na estante... :)

    Mas eu leio livros em língua portuguesa, quer portugueses, quer angolanos, moçambicanos ou brasileiros... :D

    Beijocas e boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Exactamente com o objectivo de ler mais livros de autores portugueses, estou agora a ler "Bala Santa" de Luís Miguel Rocha.
    Admito que já pensei várias vezes ler o "Crime do Padre Amaro". Quem sabe se será este ano?!

    ResponderEliminar
  3. Olá Teté. Concordo que o desafio deveria ser mais abrangente para autores que escrevem em Português e não apenas para os de nacionalidade Portuguesa até porque o Brasil e África têm excelentes escritores. Aliás, o José Rodrigues dos Santos nasceu em Moçambique. Vou-me estrear no José Luis Peixoto e José Cardoso Pires dos quais ainda não li nada.

    Esconderijo dos livros, confesso que nunca tinha ouvido falar do livro "Bala Santa". Vou esperar a tua opinião. relativamente ao "Crime do Padre Amaro" apesar de ainda estar numa fase inicial a leitura está a decorrer de forma bastante fluida, pensei que fosse mais descritivo. Mas depois deixo a minha opinião.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Todos os anos tento equilibrar as minhas leituras tanto de portugueses, como de estrangeiros. ;)
    Ainda não li esse de Eça, tudo porque conheço a história.
    Também tenho esses dois de Saramago para ler e o segundo irei ler este ano de certeza. Não leio o primeiro, pela mesma razão, pois conheço a história e enquanto estiver bem recente na memória não dá para lê-la. ;)
    Esse do Peixoto é o meu preferido, como é tua estreia com o autor espero que seja amor à primeira vista. :) É um livro com uma história muito sofrida e não muito fácil, mas de um amor e de uma poesia extremamente bela!
    José Cardoso Pires ainda não conheço, mas também tenho esse na prateleira dos não lidos. Vamos lá ver se é este ano.
    Esse do JRS é porreiro, mas eu sou das que cansei do autor de tantos livros que li dele. Principalmente das aventuras do Tomás Noronha. ;)
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Olá Tons de Azul.
    "O Crime do Padre Amaro" é de facto uma história muito conhecida no entanto tenho curiosidade em saber o final, apesar de já ter um palpite como termina.
    De "Uma casa na escuridão" só li a sinopse, de resto ainda não tinha ouvido nenhuma opinião acerca dele. Apenas ouvi falar muito bem da escrita de José Luis Peixoto.
    Já li três livros do José Rodrigues dos Santos mas curiosamente é o primeiro das aventuras de Tomás de Noronha. Vamos ver se não se torna cansativo, até porque tenho cá em casa mais dois dele.

    Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Escolhi seu blog pra receber um selo bem bacana, espero que goste!
    abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Planos para Fevereiro

Em Janeiro conclui a Última Tragédia  de Abdulai Sila para o projeto ler Lusofonia e Viajar através dos livros (Guiné-Bissau) e Pessoas Normais de Sally Rooney para o projeto FOMO Challenge2025 do blog/Podcast Bárbara reviews Books. De momento estou a ler  Inês de Castro de Isabel Stilwell e a Trégua do Primo Levi, que pretendo terminar este mês, e As origens do Totalitarismo , Hannah Arendt que será uma leitura para continuar nos próximos tempos. Para Fevereiro pretendo ainda ler os seguintes livros:   Sei que é uma lista muito ambiciosa para um mês tão curto e que provavelmente não vou cumprir mas gosto de fazer este planeamento. E vocês, já leram algum destes livros? Se sim, o que acharam dessas leituras? Boa semana!

Primeiro Aniversário

Hoje este cantinho faz um ano. Obrigada pelas vossas visitas, comentários, opiniões e sugestões! Espero poder continuar a descobrir novos horizontes com este blog.

Expiação

Autor: Ian McEwan Editora: Gradiva Nº Páginas: 419 ISBN: 978 972 662 822 4 Categoria: Romance Sinopse: No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, de 13 anos, vê a irmã Cecilia despir-se e mergulhar na fonte que existe no jardim da sua casa. É também observada por Robbie Turner, um amigo de infância que, à semelhança de Cecilia, voltou há pouco tempo de Cambridge. Depois desse dia, a vida das três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira que, à partida, nem sequer imaginavam e tornar-se-ão vítimas da imaginação da irmã mais nova. Briony terá presenciado mistérios e cometido um crime que procurará expiar ao longo de toda a sua vida. Expiação é, porventura, a melhor obra de Ian McEwan. Descrevendo de forma brilhante e cativante a infância, o amor e a guerra, a Inglaterra e a situação de classes, contém no seu âmago uma exploração profunda – e muito comovente – da vergonha, do perdão, da expiação e da dificuldad...