Mostrar mensagens com a etiqueta Outros Horizontes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Outros Horizontes. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 23 de março de 2012

TAG

A Wichapis, a Landslide e a Kel enviaram-me a um Tag para eu responder. Obrigada às três pelo desafio.

Regras:

1. Criar um post e responder às questões de quem te deu a TAG no post;

2. Criar 11 novas perguntinhas diferentes para passar adiante;

3. Escolher 11 bloggers para dar a TAG e colocar o link delas no post;

4. Ir para a página das bloggeres selecionadas e dizer-lhes que foram tagueadas;

5. Não se pode taguear a blogger que nos indicou a TAG;

6. Avisar a blogger que nos passou a TAG quando fizermos o post sobre a mesma.

Wichapis:

1 - Se tivesses de te definir em 5 palavras quais seriam?
Persistente, teimosa, reservada, optimista, ponderada.

2 - És feliz na profissão que exerces?
Sim, gosto daquilo que faço.

3 - Qual é a profissão com que te identificas?
Advogada.

4 - Se fosses uma personagem da BD qual serias?
A Margarida.

5 - Qual o livro que te marcou até hoje?
Esta pergunta é um pouco difícil de responder. Penso que tenho vários livros em função das diferentes fases da minha vida. Na adolescência "O Diário de Anne Frank" e já em adulta talvez "O Equador" De Miguel Sousa Tavares.

6 - Qual o último livro adquirido (comprado, trocado ou oferecido)?
"A balada da praia dos cães" de José Pires Cardoso. 

7 - Qual a última música ouvida?
Para acordar bem disposta tenho no meu despertador Bom Feeling de Sara Tavares.

8 - Qual a música que mais te toca?
Difícil mencionar só uma. Baladas de uma forma geral.

9 - Com que animais te identificas?
O cão e o gato. Dificil escolher só um pois aprecio diferentes características em cada um deles.

10 - O Que estás a fazer neste preciso momento?
Apenas respondo às perguntas do TAG.

 11 - Sem olhares para o relógio, que horas são?
9h

Lanslide:

1 - Qual a tua melhor qualidade?
Sou uma pessoa muito racional, isto é, não tomo uma decisão sem ponderar bem sobre o assunto.

2 - Qual o teu maior defeito?
Teimosia.

3 - Tens a profissão que querias ter quando crescesses?
Não. Quando era criança queria ser cardiologista ou advogada. Actualmente trabalho em Farmácia.

4 - Se não tivesses a profissão que tens, qual gostarias de ter?
Advogada.

5 - Qual a tua recordação de infância, ligada aos livros, mais antiga?

Lembro-me da minha mãe ler-me as histórias do avôzinho quando ainda não sabia ler.

6 - Que livro estás a ler neste momento?
A terminar "Não Matem a Cotovia" de Harper Lee.

7 - Qual foi o filme que mais te marcou?
Vários. Mas dos que me lembro "Orgulho e Preconceito" e "O Pianista". 

8 - Qual é a tua banda preferida?
Talvez os U2.

9 - Qual foi a última coisa que comeste?
Croissant com queijo.

10 - Qual é a tua especialidade culinária?
Atum à bolonhesa.

11 - Os zombies vão atacar. O objecto à tua direita será a tua arma contra eles. O que é?
Uma cadeira.

Kel:


1 – Qual o último livro que leste?
O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós

2 – Qual o livro que ambicionas neste momento?
Expiação, de Ian McEwan.

3 – Já conheceste alguém que fosse igual a uma personagem do livro?
Conheço alguns tio patinhas.

4 – Qual o teu animal preferido?
Gosto de cães e o gatos. Dificil escolher só um pois aprecio diferentes características em cada um deles.

5 – Costumas ler livros com esse animal? Quais?
Não é muito habitual ler livros em que estes animais tenham um grande destaque.

6 – Costumas ouvir música enquanto lês?
Não. Gosto de ler, se possível, em silêncio.

7 – Que tipo de música?

8 – Ler é algo de família?
Sim, penso que o gosto pela leitura advém do meu pai.

9 – Ler é essencial para a tua profissão?
Sim até porque como trabalho na área da saúde tenho que me ir actualizando regularmente.
10 – Qual foi a tua motivação para criares um blog?
Bem, criei este blog para poder trocar ideias sobre livros uma vez que no meu dia-a-dia não lido com pessoas que possuam o gosto pela leitura ou pelo menos os mesmos gostos literários. Estava inscrita no fórum Estante de livros mas como entretanto deixou de estar activo iniciei o blog para poder interagir com outros leitores.
11 – Desde que possuis o blog, achas que começaste a ler mais, ou é indiferente?
Sim, mas para além de ler mais aprendi a seleccionar melhor o tipo de livros que leio. Descobri novos géneros e, dentro dos géneros que já lia novos títulos que já me proporcionaram excelentes momentos de leitura.

 Aqui vão as minhas perguntas:
1 - Quais são os teus hobbies preferidos para além da leitura?
2 - Qual é a tua personagem literária preferida?
3 - Se escrevesses um livro que género escolherias?
4 - Se fosses agora a uma livraria, qual o livro da tua wishlist comprarias?
5 - Qual é a tua comida favorita?
6 - Quais são os locais que gostas mais de ler?
7 - Quais são as tuas principais manias como leitor?
8 - Se te oferecessem uma viagem para conhecer um local de um livro que tivesses lido qual escolherias?
9 - Gostas de ver filmes baseados em livros que já leste?
10 - Gostas de reler os livros?
11 - Os teus gostos literários alteraram com a criação do teu blog?

E aqui vai a lista de blogs que eu gostaria que respondessem, se acharem oportuno claro.

1 - Atmosfera de livros
2 - Café de Letras
3 - A Viajante...
4 - Currently-Reading
5 - Ler por aí
6 - Ler é Viver
7 - Mundo Pós-Ficcional
8 - Palavras daqui e dali
9 - Rol de Leituras
10 - Silk and Magic
11 - Planisfério Pessoal









sexta-feira, 16 de março de 2012

Prémio Dardos

O Blog Rol de Leituras e Palavras Daqui e Dali ofereceram-me um prémio. Um muito obrigada à Teresa Dias e à Isabel.

"O Prémio Dardos reconhece os valores que cada blogueiro mostra em cada dia no seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais... que, em suma, demonstram a sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre as suas letras, entre as suas palavras."
Não Vou Repassar pois iria repetir os blogs já citados, uma vez que são os que costumo vizitar regularmente para além destes dois que me premiaram. Grças aos prémios e selos tenho encontrado blogs bastante interessantes.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Liebster blog




Ganhei o meu primeiro selo, oferecido pela Lívia do Mundo Pós-ficcional e pela Kel de A Rapariga dos Livros. Muito obrigada às duas.




Selo Liebster Blog, significa querido, amado, favorito, em alemão. Desde já agradeço e fico contente que gostem de visitar o meu blog. Aproveito a oportunidade para oferecer também este selo a 5 blogs que costumo visitar com maior frequência:



É pena só poderem ser cinco e com menos de 200 seguidores pois poderia aqui citar mais blogs que gosto particularmente.

Um resto de um bom fim de semana!


Regras:
1. Link de volta com o blogueiro que lhe deu;
2. Cole o selinho em seu blog;
3. Escolha 5 blogs para repassá-lo, que tenham menos de 200 seguidores;
4. Deixar comentário avisando que estão recebendo o selinho.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Desafio 2012 - Escritores Portugueses



No inicio do ano pensei em não aderir a desafios, no entanto, como leio pouco literatura portuguesa e como penso ler alguns livros da leitura temática sobre autores portugueses, proposta no Goodreads, resolvi aderir a este desafio que vi no blog Murmurei ao Vento: ler 5 livros de quaquer género desdes que escritos por escritores de origem portuguesa. Aqui Vai a lista:

1. "O Crime do Padre Amaro", Eça de Queirós
2. "Jangada de Pedra" e/ou "As Intermitências da Morte", José Saramago
3. "Uma Casa na Escuridão", José Luis Peixoto
4. "Balada da Praia dos Cães", José Cardoso Pires
5. "Códex 632", José Rodrigues dos Santos

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Primeiro Aniversário


Hoje este cantinho faz um ano.
Obrigada pelas vossas visitas, comentários, opiniões e sugestões!
Espero poder continuar a descobrir novos horizontes com este blog.

sábado, 31 de dezembro de 2011

balanço de 2011

Este ano de 2011 tinha estipulado como meta a leitura de 20 livros, o qual não consegui cumprir tendo lido apenas 14 livros. No entanto foi muito bom pois, apesar de não ter muito tempo, consegui ler o dobro comparativamente com o  ano anterior. Considero que as minhas leituras foram bastante diversificadas com estilos literários diferentes do que estou habituada, como o mistério, fantasia, contos, poesia e biografias e posso dizer que gostei bastante. Li também autores que nunca tinha lido e sobre culturas diferentes como a indiana, moçambicana e chinesa.

A leitura que mais gostei foi "O ano da morte de Ricardo Reis" de José Saramago pelo contexto histórico, correspondente à subida de poder do Salazar e à consolidação da ditadura na Europa, pela suas descrições da cidade de Lisboa e, sobretudo pelo romance desenvolvido em torno da personagem de Fernando Pessoa e do seu Heterónimo Ricardo Reis. O livro que mais me desiludiu foi as "Grandes Esperanças" que tinha demasiadas expectativas e que acabou por se tornar uma leitura maçuda.

Para 2012 não vou estabelecer grandes objectivos. Vou tentar atingir a meta dos 20 livros que não atingi o ano anterior e continuar a diversificar as minhas leituras. Vou ainda ler mais os livros cá de casa e os clássicos disponíveis na net para diminuir os meus gastos. Vou também tentar aumentar o número de livros lidos da lista "1001 books you must read before you die", que este ano consegui ler quatro.

Boas Leituras para 2012!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL!


Um Feliz Natal para todos, com muitos livros no sapatinho mas, sobretudo, com muita paz, saúde e amor!

sábado, 2 de julho de 2011

O bem e o mal



"Mas afinal o que é isso do bem? Se antes da guerra Hitler estivesse a morrer e eu tivesse salvo, será que tinha praticado o bem? Se eu ajudar um amigo a obter um emprego, estarei a fazer o bem? Então e a outra pessoa que deixa de ir para esse emprego só porque pus lá o meu amigo? Ao fazer o bem a uma pessoa não estou a fazer mal à sua concorrente ou às suas futuras vítimas?(...) a questão do bem e do mal sempre gerou mais perplexidades do que certezas (...) O que é o bem e o que é o mal? Todos nós intuímos estes conceitos, mas a sua definição precisa escapa-nos. (...) Sabe o que é o mal? (...) É a incapacidade de nos pormos no lugar do outro. (...)O mal é a incapacidade de imaginar os sentimentos do outro e de os sentir como pudéssemos ser nós.(...) O bem é pormo-nos no lugar do outro. E actuar em conformidade,..."


José Rodrigues dos Santos, O Anjo Branco

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Guardador de Rebanhos - Alberto Caeiro

II.

O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de, vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...


Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender ...

O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...


Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar ... 


     Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...


IX

Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
                                                      Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
                                                     E comer um fruto é saber-lhe o
                                                                                                 [sentido.

                                                      Por isso quando num dia de calor
                                                      Me sinto triste de gozá-lo tanto.  
                                                      E me deito ao comprido na erva,
                                                      E fecho os olhos quentes,
                                                      Sinto todo o meu corpo deitado na
                                                                                                 [realidade, 
                                                      Sei a verdade e sou feliz.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

As próximas leituras

Como a Carlinha da Atmosfera de livros, tenho imensos livros em casa e, no entanto, a tendência é comprar mais e mais. Tal como ela, seleccionei uma lista de 10 livros para ler de seguida, até para ver se aumento um pouco o ritmo de leitura, embora o tempo seja cada vez mais restrito. Mas não há nada como desafiarmos a nós próprios.


                                                  (Foto retirada da net)

- O Anjo Branco, José Rodrigues dos Santos
- O Deus das pequenas coisas, Arundhati Roy
- As vinhas da ira, Jonh Steinbeck
- As Brumas de Avalon II - A rainha suprema, Marion Zimmer Bradley 
- O Crime do Padre Amaro, Eça de Queirós
- Grandes Esperanças, Charles Dickens
- Cisnes Selvagens, Jung Chang
- Nudez Mortal, J.D. Robb
- O Conde de Monte-Cristo, Alexandre Dumas
- O Talentoso Mr. Ripley, Patricia Highsmith

Assim, para poupar um pouco mais pensei em primeiro lugar dar vazão aos livros que já tenho e só após ler 3 deles é que adquiro um próximo livro. Vou abrir uma excepção para a feira do livro de Lisboa, claro, e começo já com balanço negativo. Mas a feira também só acontece uma vez por ano;)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Meros Espectadores?


" ...talvez isto é que seja o destino, sabermos o que vai acontecer, sabermos que não há nada que o possa evitar e ficamos quietos, olhando, como puros observadores do espetáculo do mundo, ao tempo que imaginamos que este será também o nosso último olhar, porque com o mesmo mundo acabaremos,..."

                                                 José Saramago, O ano da Morte de Ricardo Reis
                                                                  (Imagem retirada da net)

terça-feira, 15 de março de 2011

Quando se levantará o nevoeiro em Portugal?

 


NEVOEIRO
  

 Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,
Define com perfil e ser
Este fulgor baço da terra
Que é Portugal a entristecer –
Brilho sem luz e sem arder,
Como o que o fogo - fátuo encerra.


Ninguém sabe que coisa quer,
Ninguém conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro...

É a hora!


Fernando Pessoa, Mensagem

Maratona Literária Livropólio

Como forma aumentar e diversificar as minhas leituras e de pegar tenho tentado participar em diferentes...