Mostrar mensagens com a etiqueta Saída de Emergência. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saída de Emergência. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

As Serviçais



Sinopse:
Skeeter tem vinte e dois anos e acabou de regressar da universidade a Jackson, Mississippi. Mas estamos em 1962, e a sua mãe só irá descansar quando a filha tiver uma aliança no dedo.
Aibileen é uma criada negra, uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Quando o seu próprio filho morre num acidente, algo se quebra dentro dela. Minny, a melhor amiga de Aibileen, é provavelmente a mulher com a língua mais afiada do Mississippi. Cozinha divinamente, mas tem sérias dificuldades em manter o emprego… até ao momento em que encontra uma senhora nova na cidade.
Estas três personagens extraordinárias irão cruzar-se e iniciar um projecto que mudará a sua cidade e as vidas de todas as mulheres, criadas e senhoras, que habitam Jackson. São as suas vozes que nos contam esta história inesquecível cheia de humor, esperança e tristeza.
Uma história que conquistou a América e está a conquistar o mundo.

Opinião:
    As serviçais é um livro sobre a vida das criadas negras em Jackson, no Mississipi, na década de 60 quando os direitos civis, sociais e humanos dos negros não eram tidos em conta. São três as personagens centrais, duas criadas negras, a Aibileen e a Minny com experiências de vida um pouco diferentes mas ambas descriminadas e humilhadas pelas suas patroas, e Skeeter uma futura escritora que, quando volta da universidade descobre que Constantine, a criada negra que a criou, já não trabalha na casa dos pais e fica sem perceber o que se passou realmente.
    Skeeter não se conforma como os negros são tratados na sua cidade, principalmente por algumas patroas brancas suas amigas e elabora um plano para dar voz às criadas negras de Jackson, dando-lhes a possibilidade de mostrar como são realmente tratadas. Estas três personagens acabam por se juntar e elaborar secretamente um projecto extremamente ambicioso e perigoso que vai alterar o rumo das suas vidas e de algumas pessoas em Jackson.
    Adorei ler este livro. Apesar da temática ser o racismo é sobretudo uma história de coragem e activismo. A sua escrita é bastante simples e fluida no entanto a autora consegue-nos transmitir uma grande ambivalência de sentimentos através das personagens, principalmente a partir da Aibileen, da Minny e da Skeeter já que são as narradoras desta história. Dei por mim a ler compulsivamente o livro para descobrir o seu final.
   Fico contente por ter lido este ano o Por favor, não matem a cotovia uma vez que é mencionado neste livro. O tema é o mesmo apesar de ser abordado de uma forma um pouco diferente. Com estas duas obras pude ver o peso que a problemática do racismo tinha nos Estados Unidos à uns anos atrás. Aconselho a leitura, principalmente para que aprecia este tipo de temas.

Citações:
"- Oh, Hilly, devias usar a casa de banho dos hóspedes(...)A Aibileen só limpa nas traseiras depois do almoço.(...)
- Mas a casa de banho dos hóspedes é onde vão as criadas - diz a senhora Hilly.
- Estás chateada porque a negra usa a casa de banho interior e nós também. (...)
- Elizabeth, se pudesses escolher, não preferias que fizessem o que têm a fazer lá fora?(...)
- Não sei - responde a senhora Leefolt (...)
- Só tens de dizer ao Raleigh que cada cêntimo gasto nessa casa de banho será recuperado quando venderem a casa. - (...) - E essas casas todas que estão a construir agora, sem aposentos para criados? É demasiado perigoso. Toda a gente sabe que eles têm doenças diferenças das nossas. (...)
- Seria bom. - Admite a senhora Leefolt, dando um pequeno trago no cigarro - que ela não usasse a de casa. (...)
 - Foi exatamente por essa razão que planeei a Iniciativa Sanitária do Pessoal Doméstico. Como uma medida de prevenção de doenças. (...)
- Um decreto exigindo que em todas as casas brancas haja uma casa de banho separada para os criados negros.(...)"

Também vi o filme mas, apesar de se basear no livro, existem algumas diferenças. Apesar de ter gostado achei o livro muito mais interessante.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Nudez Mortal

Autor: J.D. Robb
Editora: Saída de Emergência
Colecção: Chá das Cinco
N.º Páginas: 248
ISBN: 9789898032300
Categoria: Policial/Literatura Romântica









Sinopse:
Eve Dallas é tenente da polícia de Nova York e persegue um assassino implacável. Em mais de 10 anos de profissão, ela já viu tudo - e sabe que a sua sobrevivência depende do seu instinto. E é precisamente esse instinto que ela tem de ignorar quando se envolve com Roarke, um bilionário irlandês, principal suspeito na investigação de Eve. Mas a paixão e a sedução têm as próprias regras e só depende de Eve arriscar-se ou não nos braços de um homem sobre o qual nada sabe, excepto que deseja loucamente a sua companhia... e tudo o que isso acarreta!

Opinião:
Achei que tinha chegado a altura de ler um policial e, uma vez que me ofereceram o livro resolvi pegar nele dado que nunca tinha lido nada de J.D. Robb/Nora Roberts.

Eve foi encarregue de uma investigação policial de um indivíduo que estava a matar prostitutas em Nova York, sem deixar vestígios que o incriminassem. Entretanto, ao longo da investigação, Eve apaixona-se pelo principal suspeito, Roarke, e acaba por se envolver com ele. Trata-se definitivamente de uma história romântica e com algum erotismo, ideal para quem aprecia este tipo de literatura. Já a abordagem do mistério, acho que ficou muito aquém. Suspeitei logo do assassino assim que ele foi apresentado no livro, apesar de não saber como a história ia ser desenvolvida. Por outro lado, acho que a autora podia ter desenvolvido mais o final. Apesar de a história não me ter fascinado, achei interessante a J.D. Robb ter contruído um romance futurista, simulando a actividade policial no ano de 2058 mas mais uma vez penso que podia ter elaborado um pouco mais esta ideia. Foi uma leitura bastante fluida até porque a escrita é muito acessível e sem grandes floreados e entreteve-me numa altura em que não me convinha ler nada muito pesado.

Classificação: 3 - Gostei

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Muralha de Gelo

Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Colecção: Colecção Bang
Nº Páginas: 416
ISBN: 9789896370206
Categoria: Fantasia









Sinopse:
Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens começa a formar-se com o objectivo de invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen sempre foram conhecidos pelo seu rancor e crueldade ....

Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem com eles é bem pior do que a própria morte...

Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre as várias Casas aumenta e desta vez o sangue mancha os degraus dos palácios e o veludo dos cadeirões dourados. E quando parece que nada poderia piorar, o rei é ferido mortalmente numa caçada. Terá sido um acidente ou um assassinato? Seja como for, uma coisa é certa: a guerra civil vem aí!

Opinião:

Na Muralha de Gelo, tal como na Guerra dos Tronos, os capítulos estão organizados de forma a mostrar a perspectiva de uma das personagens envolvidas numa determinada acção. Ao mudarmos de capítulo, muda-se de personagem e consequentemente de acção, o que dá ao leitor a ânsia de avançar ao longo dos capítulos para descobrir o que vem a seguir. Mas, ao mesmo tempo que se quer avançar ao longo da narrativa, confronta-se também com alguns momentos cruéis e revoltantes ao ponto de querermos fechar o livro, tal a minha envolvência criada pelas personagens.

Este livro dá tantas reviravoltas que não conseguia prever o que ia acontecer de seguida. As personagens estão construidas de tal forma que não se consegue premeditar as suas acções. No final do livro, fica tudo novamente em aberto para o próximo volume que promete ainda mais acção, fantasia e intriga.

A única coisa que tenho a apontar é a utilização de um vocabulário mais rude ao longo da narrativa, mas é sem dúvida uma obra fantástica. 

Classificação: 4,5 - Gostei Muito

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Guerra dos Tronos

Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Nº Páginas: 400
ISBN: 9789896370107
Categoria: Fantasia







Sinopse:

"Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar. "

Opinião:

Como já tinha dito antes, os livros de fantasia nunca me chamaram muito a atenção. Mas, após ter ouvido tão boas críticas, voltei a ler novamente este tipo de literatura, e devo dizer que mais uma vez fiquei absolutamente rendida.

George R.R. Martin é um escritor absolutamente soberbo. Consegue criar um enredo complexo sem que o leitor se perca no meio da história, as suas descrições, quer das personagens, quer dos locais e das cenas de maior acção são fascinantes e consegue-nos reportar à época medieval, como se tivessemos lá naquele momento.

Uma vez que o livro termina ao meio da história, não posso fazer uma avaliação global, no entanto penso que também vou adorar o segundo volume.

Classificação: 5 - Adorei

Maratona Literária Livropólio

Como forma aumentar e diversificar as minhas leituras e de pegar tenho tentado participar em diferentes...