Mostrar mensagens com a etiqueta George R.R. Martin. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta George R.R. Martin. Mostrar todas as mensagens

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Muralha de Gelo

Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Colecção: Colecção Bang
Nº Páginas: 416
ISBN: 9789896370206
Categoria: Fantasia









Sinopse:
Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens começa a formar-se com o objectivo de invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen sempre foram conhecidos pelo seu rancor e crueldade ....

Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem com eles é bem pior do que a própria morte...

Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre as várias Casas aumenta e desta vez o sangue mancha os degraus dos palácios e o veludo dos cadeirões dourados. E quando parece que nada poderia piorar, o rei é ferido mortalmente numa caçada. Terá sido um acidente ou um assassinato? Seja como for, uma coisa é certa: a guerra civil vem aí!

Opinião:

Na Muralha de Gelo, tal como na Guerra dos Tronos, os capítulos estão organizados de forma a mostrar a perspectiva de uma das personagens envolvidas numa determinada acção. Ao mudarmos de capítulo, muda-se de personagem e consequentemente de acção, o que dá ao leitor a ânsia de avançar ao longo dos capítulos para descobrir o que vem a seguir. Mas, ao mesmo tempo que se quer avançar ao longo da narrativa, confronta-se também com alguns momentos cruéis e revoltantes ao ponto de querermos fechar o livro, tal a minha envolvência criada pelas personagens.

Este livro dá tantas reviravoltas que não conseguia prever o que ia acontecer de seguida. As personagens estão construidas de tal forma que não se consegue premeditar as suas acções. No final do livro, fica tudo novamente em aberto para o próximo volume que promete ainda mais acção, fantasia e intriga.

A única coisa que tenho a apontar é a utilização de um vocabulário mais rude ao longo da narrativa, mas é sem dúvida uma obra fantástica. 

Classificação: 4,5 - Gostei Muito

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Guerra dos Tronos

Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Nº Páginas: 400
ISBN: 9789896370107
Categoria: Fantasia







Sinopse:

"Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar. "

Opinião:

Como já tinha dito antes, os livros de fantasia nunca me chamaram muito a atenção. Mas, após ter ouvido tão boas críticas, voltei a ler novamente este tipo de literatura, e devo dizer que mais uma vez fiquei absolutamente rendida.

George R.R. Martin é um escritor absolutamente soberbo. Consegue criar um enredo complexo sem que o leitor se perca no meio da história, as suas descrições, quer das personagens, quer dos locais e das cenas de maior acção são fascinantes e consegue-nos reportar à época medieval, como se tivessemos lá naquele momento.

Uma vez que o livro termina ao meio da história, não posso fazer uma avaliação global, no entanto penso que também vou adorar o segundo volume.

Classificação: 5 - Adorei

Maratona Literária Livropólio

Como forma aumentar e diversificar as minhas leituras e de pegar tenho tentado participar em diferentes...