Mostrar mensagens com a etiqueta 5 - Adorei. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 5 - Adorei. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

As Serviçais



Sinopse:
Skeeter tem vinte e dois anos e acabou de regressar da universidade a Jackson, Mississippi. Mas estamos em 1962, e a sua mãe só irá descansar quando a filha tiver uma aliança no dedo.
Aibileen é uma criada negra, uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Quando o seu próprio filho morre num acidente, algo se quebra dentro dela. Minny, a melhor amiga de Aibileen, é provavelmente a mulher com a língua mais afiada do Mississippi. Cozinha divinamente, mas tem sérias dificuldades em manter o emprego… até ao momento em que encontra uma senhora nova na cidade.
Estas três personagens extraordinárias irão cruzar-se e iniciar um projecto que mudará a sua cidade e as vidas de todas as mulheres, criadas e senhoras, que habitam Jackson. São as suas vozes que nos contam esta história inesquecível cheia de humor, esperança e tristeza.
Uma história que conquistou a América e está a conquistar o mundo.

Opinião:
    As serviçais é um livro sobre a vida das criadas negras em Jackson, no Mississipi, na década de 60 quando os direitos civis, sociais e humanos dos negros não eram tidos em conta. São três as personagens centrais, duas criadas negras, a Aibileen e a Minny com experiências de vida um pouco diferentes mas ambas descriminadas e humilhadas pelas suas patroas, e Skeeter uma futura escritora que, quando volta da universidade descobre que Constantine, a criada negra que a criou, já não trabalha na casa dos pais e fica sem perceber o que se passou realmente.
    Skeeter não se conforma como os negros são tratados na sua cidade, principalmente por algumas patroas brancas suas amigas e elabora um plano para dar voz às criadas negras de Jackson, dando-lhes a possibilidade de mostrar como são realmente tratadas. Estas três personagens acabam por se juntar e elaborar secretamente um projecto extremamente ambicioso e perigoso que vai alterar o rumo das suas vidas e de algumas pessoas em Jackson.
    Adorei ler este livro. Apesar da temática ser o racismo é sobretudo uma história de coragem e activismo. A sua escrita é bastante simples e fluida no entanto a autora consegue-nos transmitir uma grande ambivalência de sentimentos através das personagens, principalmente a partir da Aibileen, da Minny e da Skeeter já que são as narradoras desta história. Dei por mim a ler compulsivamente o livro para descobrir o seu final.
   Fico contente por ter lido este ano o Por favor, não matem a cotovia uma vez que é mencionado neste livro. O tema é o mesmo apesar de ser abordado de uma forma um pouco diferente. Com estas duas obras pude ver o peso que a problemática do racismo tinha nos Estados Unidos à uns anos atrás. Aconselho a leitura, principalmente para que aprecia este tipo de temas.

Citações:
"- Oh, Hilly, devias usar a casa de banho dos hóspedes(...)A Aibileen só limpa nas traseiras depois do almoço.(...)
- Mas a casa de banho dos hóspedes é onde vão as criadas - diz a senhora Hilly.
- Estás chateada porque a negra usa a casa de banho interior e nós também. (...)
- Elizabeth, se pudesses escolher, não preferias que fizessem o que têm a fazer lá fora?(...)
- Não sei - responde a senhora Leefolt (...)
- Só tens de dizer ao Raleigh que cada cêntimo gasto nessa casa de banho será recuperado quando venderem a casa. - (...) - E essas casas todas que estão a construir agora, sem aposentos para criados? É demasiado perigoso. Toda a gente sabe que eles têm doenças diferenças das nossas. (...)
- Seria bom. - Admite a senhora Leefolt, dando um pequeno trago no cigarro - que ela não usasse a de casa. (...)
 - Foi exatamente por essa razão que planeei a Iniciativa Sanitária do Pessoal Doméstico. Como uma medida de prevenção de doenças. (...)
- Um decreto exigindo que em todas as casas brancas haja uma casa de banho separada para os criados negros.(...)"

Também vi o filme mas, apesar de se basear no livro, existem algumas diferenças. Apesar de ter gostado achei o livro muito mais interessante.


domingo, 20 de maio de 2012

Expiação

Autor: Ian McEwan
Editora: Gradiva
Nº Páginas: 419
ISBN: 978 972 662 822 4
Categoria: Romance














Sinopse:
No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, de 13 anos, vê a irmã Cecilia despir-se e mergulhar na fonte que existe no jardim da sua casa.
É também observada por Robbie Turner, um amigo de infância que, à semelhança de Cecilia, voltou há pouco tempo de Cambridge. Depois desse dia, a vida das três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira que, à partida, nem sequer imaginavam e tornar-se-ão vítimas da imaginação da irmã mais nova. Briony terá presenciado mistérios e cometido um crime que procurará expiar ao longo de toda a sua vida.
Expiação é, porventura, a melhor obra de Ian McEwan. Descrevendo de forma brilhante e cativante a infância, o amor e a guerra, a Inglaterra e a situação de classes, contém no seu âmago uma exploração profunda – e muito comovente – da vergonha, do perdão, da expiação e da dificuldade da absolvição.

Opinião (pode conter spoilers):
     Já há muito tempo que queria ler este livro de tanto que ouvi falar. Assim que me ofereceram coloquei-o no topo da minha pilha de livros e assim que pude, iniciei logo a sua leitura.
     O ponto alto do livro é sem dúvida a escrita do Ian McEwan. Ele é um belíssimo escritor, apresentando descrições maravilhosas e bastante introspecções. Permite-nos também ver várias perspectivas da narrativa, em função da personagem que está a descrever. Mas, por vezes devagueia demasiado nas suas descrições o que acabou por me deixar um vazio em alguns momentos narrativos numa fase inicial do livro. E, para mim que sou uma eterna romântica, apesar de não muito lamechas, criei algumas expectativas relativamente ao romance de Robbie e Cecilia que pensei ver um pouco mais desenvolvido mas, quando dei por mim, tinha terminado o livro. O final deixou-me um pouco triste mas que segue a linha do que era o mais provável de acontecer, não num romance mas sim na vida real, mostrando-nos a efemeridade da vida e impossibilitando de Briony corrigir o seu erro e obter absolvição perante Robbie e Cecilia.
     O autor descreve aspectos interessantes como as diferenças sociais, a passagem da infância para a adolescência, o arrependimento, a tentativa de rendição, o amor em tempos de guerra, a vida dentro e fora do campo de batalha, as implicações que os julgamentos precipitados podem ter na vida das outras pessoas e que estas podem deixar marcas para o resto das nossas vidas.
     É uma leitura que aconselho e certamente penso ler mais obras do autor. Adorei!

Após terminar o livro vi também o filme:



Para mim, o filme ficou muito aquém do livro. No entanto, apesar de serem omitidas algumas partes do livro, penso que ouve uma tentativa de se mostrar fiel ao romance relativamente às descrições paisagíticas e no que respeita à exposição das várias perspectivas da narrativa em função do personagem. As representações de James McAvoy e a Keira Knightley são muito intensas, como não se poderia esperar outra coisa destes excelentes dois actores.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Contos do Nascer da Terra

Autor: Mia Couto
Editora: Caminho
Colecção: Outras Margens: Autores estrangeiros de lingua portuguesa
N.º Páginas: 245
ISBN: 9789722111294
Categoria: Contos













Sinopse:
Era uma vez uma menina que pediu ao pai que fosse apanhar a lua para ela. O pai meteu-se num barco e remou para longe. Quando chegou à dobra do horizonte pôs-se em bicos de sonhos para alcançar as alturas. Segurou o astro com as duas mãos, com mil cuidados. O planeta era leve como uma baloa. «Quando ele puxou para arrancar aquele fruto do céu se escutou um rebentamundo. A lua se cintilhaçou em mil estrelinhações. O mar se encrispou, o barco se afundou, engolido num abismo. A praia se cobriu de prata, flocos de luar cobriram o areal. A menina se pôs a andar ao contrário em todas as direcções, para lá e para além, recolhendo os pedaços lunares.

Opinião:
Ofereceram-me este livro quando tinha cerca de 14 anos e lembro-me que naquela altura não li mais que dois contos pois não consegui perceber o seu contexto.  Resolvi pegar nele novamente por ouvir falar tão bem do autor e ainda bem que o fiz. Fiquei simplesmente deslumbrada. Este livro reúne pequenos contos que, tal como diz o título, são alusivos à "Terra" em que muitos deles falam de alguns momentos reais dramáticos, como a morte, a solidão, a doença e a miséria vividos pelos Moçambicanos. No entanto Mia Couto fala deles com uma suptileza que não imaginei que fosse possível. 

Mas muitas das vezes tive a sensação que o mais importante não era o conteúdo da mensagem e sim a forma como estas pequenas histórias eram contadas. Durante a leitura senti-me novamente criança, quando ouvia histórias de encantar, havendo momentos verdadeiramente poéticos. A escrita de Mia Couto é bastante harmoniosa, apaixonante, repleta de metáforas e parábolas. Mas a sua característica principal como escritor penso que é o facto de ele inventar palavras e expressões, tornando o seu estilo bastante inovador.

Adorei este livro e recomendo para aqueles que não procurem verdadeiramente uma história mas que queiram desfrutar de uma leitura poética muito ligada à mãe natureza.

5 - Adorei

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Paixão de Jane Eyre

Autor: Charlotte Brontë
Editora: Inquérito
Colecção: Os melhores romances dos melhores romancistas
N.º Páginas: 385
Categoria: Clássico












Sinopse:
Jane Eyre é uma obra-prima da literatura inglesa, a autobiografia ficcionada de uma jovem que, depois de uma infância e adolescência desprovidas de afecto, se torna preceptora em Thornfield Hall e se apaixona pelo seu proprietário, Mr. Rochester. Plenamente correspondida nos seus sentimentos, Jane julga ter encontrado o amor por que ansiara toda a vida, mas Thornfield Hall esconde um segredo tenebroso que ameaça ensombrar a sua felicidade. Numa atmosfera misteriosa e inesquecível, acompanhamos esta heroína de espírito puro e apaixonado, que trava uma luta interior constante para se manter fiel às suas convicções e a si própria. Jane Eyre tem agora uma nova versão cinematográfica, com Mia Wasikowska, Michael Fassbender e Judi Dench nos principais papéis. (Fnac)

Opinião:
Comprei o livro à cerca de um ano por ter visto um filme sobre Jane Eyre e, apesar de não me lembrar da história, sei que na altura tinha gostado bastante. Por outro lado, como já tinha lido os Montes dos Vendavais, fiquei curiosa de conhecer outra obra das irmãs Brontë.

Este clássico fala-nos de uma menina, Jane Eyre, que ficou orfã de pai e mãe quando ainda era bebé e foi entregue à familia,  tendo vivido uma infância infeliz com a sua tia e primos, vitima de maus tratos físicos e emocionais. Aos 10 anos, foi enviada para um orfanato cristão onde viveu como estudante e professora. Aos 18 anos arranjou um trabalho como perceptora em Thornfield, para educar uma pupila do dono da casa, Mr. Rochester, por quem Jane se apaixona. No entanto, um segredo no casarão de Thornfield Hall impede a união deste casal.

Uma obra que nos trás uma história de amor à boa moda dos clássicos mas com um pouco de suspense à mistura. Charlotte Brontë tem uma escrita simples mas as suas descrições das paisagens, das personagens e dos sentimentos vivenciados são verdadeiramente marcantes. Um livro que se distingue também pela afirmação da independência feminina na figura de Jane Eyre, uma mulher auto-suficiente e de carácter bastante vincado para a sua época, por ter uma formação intelectual e moral acima da média, por viver do seu próprio sustento e por não se deixar rebaixar ou levar por ninguém com sexo, posição social ou visões diferentes das dela.

Uma leitura bastante agradável e foi com muita pena minha que cheguei ao fim do livro. Estou ansiosa por ver o filme que se encontra agora no cinema.

Classificação: 5 - Adorei


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Guerra dos Tronos

Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Nº Páginas: 400
ISBN: 9789896370107
Categoria: Fantasia







Sinopse:

"Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar. "

Opinião:

Como já tinha dito antes, os livros de fantasia nunca me chamaram muito a atenção. Mas, após ter ouvido tão boas críticas, voltei a ler novamente este tipo de literatura, e devo dizer que mais uma vez fiquei absolutamente rendida.

George R.R. Martin é um escritor absolutamente soberbo. Consegue criar um enredo complexo sem que o leitor se perca no meio da história, as suas descrições, quer das personagens, quer dos locais e das cenas de maior acção são fascinantes e consegue-nos reportar à época medieval, como se tivessemos lá naquele momento.

Uma vez que o livro termina ao meio da história, não posso fazer uma avaliação global, no entanto penso que também vou adorar o segundo volume.

Classificação: 5 - Adorei

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pássaros Feridos

Autor: Colleen McCullough
Editora: Difel
Nº Páginas: 615
ISBN: 9722901133
Categoria: Romance







"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a Terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e solta um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento...Pelo menos é o que diz a lenda.”

 

E assim começa Pássaros Feridos, uma saga romântica que acompanha a família Cleary ao longo de três gerações. Fala-nos primeiro do casal Paddy e Fee que vivem na nova Zelândia com os seus seis filhos, dos quais Meggie é a única rapariga. Vivendo em grandes dificuldades, recebem um dia uma proposta da irmã de Paddy, uma viúva bastante abastada, para se mudarem para a Austrália afim de lhe ajudarem a tratar da sua vasta fazenda.

É na Austrália que os filhos dos Cleary crescem, até que Maggie e um padre amigo da família, Ralph de Bricassart, se apaixonam. No entanto, este amor proibido leva-os a seguir rumos diferentes: Ralph é promovido a bispo e Maggie casa-se com um outro homem e tem dois filhos, Justine e Dane, que retratam a terceira geração desta saga.

Este romance passa-se no século XX, onde as personagens vivenciam alguns marcos históricos, como a grande Depressão de 1929 e a 2ª Guerra Mundial que também afectaram a Austrália. Ao longo da leitura podemos ver também uma forte crítica ao Celibato e à igreja Católica, bem como a desvalorização da mulher ao longo das duas primeiras gerações.

Pássaros Feridos é um romance bastante profundo, mostrando-nos através da família Cleary a vulnerabilidade humana no que diz respeito ao amor, ambição e egoísmo e como esta condição é transmitida ao longo das gerações sem que os filhos e netos consigam evitar e resolver os erros comuns dos seus progenitores.

 

É sem dúvida um romance que não podem deixar de ler.

Classificação: 5 - Adorei

sábado, 22 de janeiro de 2011

Zorro - O começo da Lenda

Autor: Isabel Allende
Editora: Círculo de Leitores
Nº Páginas: 479
ISBN: 9724234444
Categoria: Romance







O Zorro retrata a História de Diego de La Viega desde o seu nascimento até que se torna na personagem mítica do Zorro. Sendo a sua mãe uma guerreira indigena e seu pai um militar espanhol abastado, Diego cresce no meio dos rituais da tribo da sua avó, e paralelamente tem uma educação cristã e aprende esgrima com o pai.

Durante a sua infância na Califórnia, Diego testemunha os maus tratos aos indígenas pelos colonos e desenvolve sentimentos de revolta. Na adolescência é enviado para Espanha afim de receber uma educação europeia, onde é confrontado com a opressão do regime de Napoleão, começando a desenvolver sede justiça. Diego aprefeiçoa a sua técnica de esgrima tendo aulas com um professor célebre em Barcelona, sendo este a ponte de passagem para a sua integração num grupo clandestino, "La justicia" que protege os desfavorecidos. Desta forma, começa a dar vida ao lendário Zorro para combater a corrupção e ajudar os indefesos, vivendo algumas aventuras e peripécias na sua estadia em Barcelona e no caminho de regresso à Califórnia.

Mais um romance fantástico de Isabel Allende. É de facto uma das minhas escritoras preferidas. Gostei particularmente deste livro pois quando era criança adorava aventuras do Zorro. É pena que não haja uma continuação da hístória do Zorro na Califórnia pois daria também um romance interessante.

Classificação: 5 - Adorei


  

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

As Brumas de Avalon I - Senhora da Magia



Autor: Marion Zimmer Bradley
Editora: Difel
Nº Páginas: 316
ISBN: 9722900781
Catergoria: Fantasia






Sinopse: As Brumas de Avalon é um dos mais fantásticos épicos medievais alguma vez escrito, no qual Marion Zimmer Bradley recria as lendas arturianas, desta vez narrado através do olhar das mulheres que, por detrás do trono, governaram os próprios actos masculinos e foram as verdadeiras detentoras do poder. Num universo paralelo à Grã-Bretanha celta, a enigmática ilha de Avalon é a guardiã dos grandes mistérios eternos e sagrados. E os que estão destinados a viver nos dois mundos são, passo a passo, confrontados com as antigas tradições ligadas à Natureza, e às suas forças obscuras, e à nova fé cristã que procura espalhar-se no território. No centro de A Senhora da Magia, primeiro dos quatro volumes desta saga, está Morgaine, a meia-irmã de Arthur, que se encontra num processo de iniciação para se tornar Grã-Sacerdotisa de Avalon. Num ambiente verdadeiramente mágico de paganismo, cristianismo, rituais mágicos e visões, sensualidade e realidade, A Senhora da Magia introduz-nos no mundo lendário do Rei Arthur, dos Cavaleiros da Távola Redonda e das Cruzadas. É o olhar feminino sobre o tempo da busca da paz e da unificação da Bretanha: cheio de inesperadas cintilações e magias, repleto de penumbras, brumas e rituais femininos. Uma perspectiva alucinante e vertiginosa de uma época onde tudo era possível através dos poderes das mulheres.

Opinião: Iniciei a leitura deste livro apenas porque me ofereceram As brumas de Avalon III - O Rei do Veado e, como não gosto de começar a leitura duma saga pelo meio, acabei por comprar o primeiro volume. E ainda bem que o fiz porque foi uma leitura muito agradável. A escritora utiliza como pano de fundo a lenda do rei Artur e descreve-nos um novo mundo de magia, Avalon, duma forma bastante fluida e envolvente. Marion Zimmer Bradley conta-nos a história numa perspectiva feminina, do qual gostei muito.  

No final deixa em aberto a história de Morgaine, o que me deixou bastante curiosa relativamente aos outros três volumes, pelo que penso lê-los em breve.

Classificação: 5 - Adorei

Maratona Literária Livropólio

Como forma aumentar e diversificar as minhas leituras e de pegar tenho tentado participar em diferentes...