Avançar para o conteúdo principal

As Brumas de Avalon I - Senhora da Magia



Autor: Marion Zimmer Bradley
Editora: Difel
Nº Páginas: 316
ISBN: 9722900781
Catergoria: Fantasia






Sinopse: As Brumas de Avalon é um dos mais fantásticos épicos medievais alguma vez escrito, no qual Marion Zimmer Bradley recria as lendas arturianas, desta vez narrado através do olhar das mulheres que, por detrás do trono, governaram os próprios actos masculinos e foram as verdadeiras detentoras do poder. Num universo paralelo à Grã-Bretanha celta, a enigmática ilha de Avalon é a guardiã dos grandes mistérios eternos e sagrados. E os que estão destinados a viver nos dois mundos são, passo a passo, confrontados com as antigas tradições ligadas à Natureza, e às suas forças obscuras, e à nova fé cristã que procura espalhar-se no território. No centro de A Senhora da Magia, primeiro dos quatro volumes desta saga, está Morgaine, a meia-irmã de Arthur, que se encontra num processo de iniciação para se tornar Grã-Sacerdotisa de Avalon. Num ambiente verdadeiramente mágico de paganismo, cristianismo, rituais mágicos e visões, sensualidade e realidade, A Senhora da Magia introduz-nos no mundo lendário do Rei Arthur, dos Cavaleiros da Távola Redonda e das Cruzadas. É o olhar feminino sobre o tempo da busca da paz e da unificação da Bretanha: cheio de inesperadas cintilações e magias, repleto de penumbras, brumas e rituais femininos. Uma perspectiva alucinante e vertiginosa de uma época onde tudo era possível através dos poderes das mulheres.

Opinião: Iniciei a leitura deste livro apenas porque me ofereceram As brumas de Avalon III - O Rei do Veado e, como não gosto de começar a leitura duma saga pelo meio, acabei por comprar o primeiro volume. E ainda bem que o fiz porque foi uma leitura muito agradável. A escritora utiliza como pano de fundo a lenda do rei Artur e descreve-nos um novo mundo de magia, Avalon, duma forma bastante fluida e envolvente. Marion Zimmer Bradley conta-nos a história numa perspectiva feminina, do qual gostei muito.  

No final deixa em aberto a história de Morgaine, o que me deixou bastante curiosa relativamente aos outros três volumes, pelo que penso lê-los em breve.

Classificação: 5 - Adorei

Comentários

  1. Olá Landa!
    Parece que vou ter a honra de ser a primeira a comentar o teu blog! :D
    Já li este livro há muito tempo. Gostei bastante, mas gostei mais de outros livros dela, como o "Presságio de Fogo".
    Deste género de literatura adoro os livros da Juliet Marillier. Conheces?

    De vez em quando venho dar uma olhadela ao teu cantinho :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá. Obrigada. Ainda estou a iniciar o blog e espero partilhar muitas opiniões.

    Tenho também cá por casa o "Presságio de Fogo", e espero lê-lo em breve. Já ouvi falar da Juliet Marillier mas nunca li nada dela. Confesso que me estrei neste género literário com as Brumas de Avalon e agradeço a tua sugestão.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Fiquei com muita vontade de ler depois da tua opnião, tenho aqui em casa os livros quase todos dessa escritora, mas tenho um pouco de receito em pegar-lhes. Já li tanta coisa boa sobre Avalon que não sei se não terei a fasquia muito elevada...;) Confusões de uma leitora :)))

    ResponderEliminar
  4. Também fiquei algum tempo para pegar nas Brumas de Avalon. Sempre me falaram muito bem mas tinha um pouco de receio porque nunca tive inclinação para os livros de fantasia. No entanto, gostei bastante e ainda não li o resto da saga porque entretanto ofereceram-me livros e acabei por deixar para mais tarde. Para mim, o forte da autora é a contrução da história na perspectiva das mulheres e a sua escrita que é muito fluida.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Planos para Fevereiro

Em Janeiro conclui a Última Tragédia  de Abdulai Sila para o projeto ler Lusofonia e Viajar através dos livros (Guiné-Bissau) e Pessoas Normais de Sally Rooney para o projeto FOMO Challenge2025 do blog/Podcast Bárbara reviews Books. De momento estou a ler  Inês de Castro de Isabel Stilwell e a Trégua do Primo Levi, que pretendo terminar este mês, e As origens do Totalitarismo , Hannah Arendt que será uma leitura para continuar nos próximos tempos. Para Fevereiro pretendo ainda ler os seguintes livros:   Sei que é uma lista muito ambiciosa para um mês tão curto e que provavelmente não vou cumprir mas gosto de fazer este planeamento. E vocês, já leram algum destes livros? Se sim, o que acharam dessas leituras? Boa semana!

Primeiro Aniversário

Hoje este cantinho faz um ano. Obrigada pelas vossas visitas, comentários, opiniões e sugestões! Espero poder continuar a descobrir novos horizontes com este blog.

Expiação

Autor: Ian McEwan Editora: Gradiva Nº Páginas: 419 ISBN: 978 972 662 822 4 Categoria: Romance Sinopse: No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, de 13 anos, vê a irmã Cecilia despir-se e mergulhar na fonte que existe no jardim da sua casa. É também observada por Robbie Turner, um amigo de infância que, à semelhança de Cecilia, voltou há pouco tempo de Cambridge. Depois desse dia, a vida das três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira que, à partida, nem sequer imaginavam e tornar-se-ão vítimas da imaginação da irmã mais nova. Briony terá presenciado mistérios e cometido um crime que procurará expiar ao longo de toda a sua vida. Expiação é, porventura, a melhor obra de Ian McEwan. Descrevendo de forma brilhante e cativante a infância, o amor e a guerra, a Inglaterra e a situação de classes, contém no seu âmago uma exploração profunda – e muito comovente – da vergonha, do perdão, da expiação e da dificuldad...