Mostrar mensagens com a etiqueta policial/mistério. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta policial/mistério. Mostrar todas as mensagens

domingo, 18 de setembro de 2011

O Talentoso Senhor Ripley

Autor: Patricia Highsmith
Edição: Biblioteca Sábado
N.º Páginas: 199
Categoria: Policial/Mistério















Sinopse:
Tom Ripley, um jovem desempregado que se dedica a pequenas burlas, é contactado pelo pai de um velho conhecido, que lhe oferece uma viagem a Itália com todas as despesas pagas para tentar convencer o seu filho Dickie a voltar para casa e encarregar-se da empresa familiar. Na Itália, Tom afeiçoa-se a Dickie e conhece uma existência despreocupada e luxuosa a que nunca tinha tido possibilidade de aceder. Quando Dickie começa a suspeitar das boas intenções do seu novo amigo, Tom fica desesperado, chegando a extremos impensáveis para poder manter o acesso àquele estilo de vida.

Opinião:

O " Talentoso Sr. Ripley" é o primeiro de uma série de Thriller escrita por Patricia Highsmith. E devo dizer que, apesar de não ser uma leitora assídua de policiais, tem uma abordagem um pouco diferente da que costumamos ver habitualmente. Enquanto que nos livros de mistério temos o policia a tentar descobrir quem é o assassino, neste passa-se exactamente  o contrário, ou seja,  temos  o criminoso e os factos diante os nossos olhos, no entanto, acabamos por não saber se a policia vai chegar ou não ao criminoso, o que faz com que o leitor esteja ansioso por terminar o livro. Nem tenho palavras para descrever a personagem principal. Tom Ripley é  ambicioso, desmedido, trapaceiro, com grande capacidade de manipular as pessoas, enfim, um verdadeiro sociopata. É fantástico a capacidade da autora criar uma personagem destas. O final é um pouco intrigante no entanto está feito de forma a dar seguimento à série.

Gostei bastante da escrita da Patricia Highsmith, principalmente  as descrições dos locais onde Tom Ripley passou: Paris, Veneza, Roma, Milão, Montibello, entre outras regiões da Itália. Gostei também do contraste da década de 50 com os dias de hoje, em que na altura comunicava-se imenso com cartas.

Para quem gosta de leituras com algum suspense aconselho claramente esta obra.

Existe um filme baseado neste livro com Matt Damon, Jude Law e Gwyneth Paltrow que pretendo ver recentemente, apesar de já me terem dito que é um pouco aborrecido.

Classificação: 4 - Gostei Muito

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Nudez Mortal

Autor: J.D. Robb
Editora: Saída de Emergência
Colecção: Chá das Cinco
N.º Páginas: 248
ISBN: 9789898032300
Categoria: Policial/Literatura Romântica









Sinopse:
Eve Dallas é tenente da polícia de Nova York e persegue um assassino implacável. Em mais de 10 anos de profissão, ela já viu tudo - e sabe que a sua sobrevivência depende do seu instinto. E é precisamente esse instinto que ela tem de ignorar quando se envolve com Roarke, um bilionário irlandês, principal suspeito na investigação de Eve. Mas a paixão e a sedução têm as próprias regras e só depende de Eve arriscar-se ou não nos braços de um homem sobre o qual nada sabe, excepto que deseja loucamente a sua companhia... e tudo o que isso acarreta!

Opinião:
Achei que tinha chegado a altura de ler um policial e, uma vez que me ofereceram o livro resolvi pegar nele dado que nunca tinha lido nada de J.D. Robb/Nora Roberts.

Eve foi encarregue de uma investigação policial de um indivíduo que estava a matar prostitutas em Nova York, sem deixar vestígios que o incriminassem. Entretanto, ao longo da investigação, Eve apaixona-se pelo principal suspeito, Roarke, e acaba por se envolver com ele. Trata-se definitivamente de uma história romântica e com algum erotismo, ideal para quem aprecia este tipo de literatura. Já a abordagem do mistério, acho que ficou muito aquém. Suspeitei logo do assassino assim que ele foi apresentado no livro, apesar de não saber como a história ia ser desenvolvida. Por outro lado, acho que a autora podia ter desenvolvido mais o final. Apesar de a história não me ter fascinado, achei interessante a J.D. Robb ter contruído um romance futurista, simulando a actividade policial no ano de 2058 mas mais uma vez penso que podia ter elaborado um pouco mais esta ideia. Foi uma leitura bastante fluida até porque a escrita é muito acessível e sem grandes floreados e entreteve-me numa altura em que não me convinha ler nada muito pesado.

Classificação: 3 - Gostei

Maratona Literária Livropólio

Como forma aumentar e diversificar as minhas leituras e de pegar tenho tentado participar em diferentes...