Avançar para o conteúdo principal

O Anjo Branco

Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva
N.º Páginas: 678
ISBN: 9789896163907
Categoria: Romance Histórico














Sinopse:
    A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e se deparou com o terrível segredo.
    O médico tinha ido viver na década de 1960 para Moçambique, onde, confrontado com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo.
    No seu pequeno avião, José cruza diariamente um vasto território para levar ajuda aos recantos mais longíquos da província. O seu trabalho depressa atrai as atenções e o médico que chega do céu vestido de branco transforma-se numa lenda no mato.

Chamam-lhe o Anjo Branco

    Mas a guerra colonial rebenta e um dia, no decurso de mais uma missão sanitária, José cruza-se com aquele que se vai tornar o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.
    Inspirado em factos reais e desfilando uma galeria de personagens digna de uma grande produção, O Anjo Branco afirma-se como o mais pujante romance jamais publicado sobre a Guerra Colonial - e, acima de tudo, sobre os últimos anos da presença portuguesa em África.


Opinião:
    "O Anjo Branco" foi-me oferecido no meu aniversário pelo meu pai. Despertou-me logo a atenção não só porque ele adorou o livro mas também porque fala da guerra colonial que, siceramente, é um dos acontecimentos da história de Portugal que conheço pouco.
    Ao iniciar a leitura fiquei um pouco reticente por verificar que o livro é uma continuação de "A Vida num Sopro" que ficou um pouco aquém das minhas expectativas mas, ao avançar com a leitura comecei a achá-lo bastante interessante, até porque dá vida a novas histórias e personagens.
    "O Anjo Branco" retrata a história de um médico, José Branco, que vai para Moçambique prestar serviços de Saúde e, ao deparar-se com as limitações da assistência médica em províncias mais distantes, cria um Serviço Médico Aéreo onde cuida de todas as pessoas sem distinção da raça ou opções políticas. Ao longo dos anos que lá passa inicia-se a guerra em Moçambique e José Branco acaba por testemunhar o resultado de um dos episódios mais aterrorizantes, o massacre de Wiriyamu.
    Adorei ler este livro até porque o José Rodrigues dos Santos é um escritor que aprecio muito.  "O Anjo Branco" é o testemunho dos Portugueses que emigraram para África na década de 60-70, dos militares, em particular os que pertenceram à 6ª companhia de comandos, e do povo moçambicano sendo estes os inocentes que foram envolvidos pela guerra e os que estavam politicamente envolvidos contra o regime. Ao se basear numa história verídica fez com que a obra tivesse outra profundidade e fez-me pensar nas vítimas pelo que passaram nessa altura e pelas cicatrizes que ficam nos que vivem ainda hoje.
    Estive em dúvida se classicava com quatro ou cinco estrelas. Houve várias razões por não ter cotado mais esta leitura. A primeira foi o facto de ser o terceiro livro que li do autor e este começar quase da mesma forma que os outros, o que tornou para mim o início do romance um pouco cansativo. Outra das razões prende-se com a forma como o autor relaciona os factos históricos com o romance em si, dando às vezes a sensação de que nos está a debitar história nos diálogos. Por fim, o final não me arrebatou o suficiente. Apesar de terminar um pouco melhor que os outros dois livros que li dele, penso que podia ser mais emocionante.
    Acho que as pessoas que gostam de romances históricos vão apreciar este livro e, apesar de ter quase 700 páginas lê-se bastante bem. 

Classificação: 4,5 - Gostei Muito

Comentários

  1. Eu particularmente gostei muito!
    É um livro que todos os que se interessam por história deveriam ler...

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente. Caso não tenhas lido ainda, "A Filha do Capitão" também é muito bom. É um dos meus livros favoritos.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Também gostei bastante do livro.
    As 700 páginas são enganadoras, há livros com 350 páginas que tem mais caracteres que O Anjo Branco, por exemplo, os livros de Saramago.
    Na minha opinião este não é apenas um romance histórico, pois temos como o racismo, as atrocidades cometidas nas guerras, o desrespeito pelos mais elementares direitos do homem são tão actuais como eram a 40,50 anos.

    ResponderEliminar
  4. Tiago M. Franco, é verdade, também acho que o JRS quer mostrar a importância de respeitar toda a humanidade e de agirmos bem uns com os outros. O desrespeito pelo próximo pode ter implicações graves e o "Anjo Branco" mostra-nos isso mesmo com a problemática do Racismo que neste caso desencadeia a guerra Colonial. Um ponto muito importante e que foi um grande falha minha não ter frisado melhor na minha opinião.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Fiquei curiosa! Já alguns livros de JRS mas falta-me este e mais 2. Pois este vai já seguir para a lista das proximas aquisições para depois fazer companhia aos outros 2 que já lá estão à espera da sua vez para serem lidos... o tempo é pouco! :)) Boas leituras!

    ResponderEliminar
  6. É verdade, tão poucos livros para tão pouco tempo. Acho que o "Anjo Branco" é uma boa aquisição e uma leitura bastante agradável. Se tiveres "A Vida num sopro", apesar de não ter gostado tanto aconselho-te a lê-lo primeiro pela sequência dos acontecimentos históricos e do próprio romance. No entanto, lê-se bem sem ter lido o outro.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Planos para Fevereiro

Em Janeiro conclui a Última Tragédia  de Abdulai Sila para o projeto ler Lusofonia e Viajar através dos livros (Guiné-Bissau) e Pessoas Normais de Sally Rooney para o projeto FOMO Challenge2025 do blog/Podcast Bárbara reviews Books. De momento estou a ler  Inês de Castro de Isabel Stilwell e a Trégua do Primo Levi, que pretendo terminar este mês, e As origens do Totalitarismo , Hannah Arendt que será uma leitura para continuar nos próximos tempos. Para Fevereiro pretendo ainda ler os seguintes livros:   Sei que é uma lista muito ambiciosa para um mês tão curto e que provavelmente não vou cumprir mas gosto de fazer este planeamento. E vocês, já leram algum destes livros? Se sim, o que acharam dessas leituras? Boa semana!

Primeiro Aniversário

Hoje este cantinho faz um ano. Obrigada pelas vossas visitas, comentários, opiniões e sugestões! Espero poder continuar a descobrir novos horizontes com este blog.

Expiação

Autor: Ian McEwan Editora: Gradiva Nº Páginas: 419 ISBN: 978 972 662 822 4 Categoria: Romance Sinopse: No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, de 13 anos, vê a irmã Cecilia despir-se e mergulhar na fonte que existe no jardim da sua casa. É também observada por Robbie Turner, um amigo de infância que, à semelhança de Cecilia, voltou há pouco tempo de Cambridge. Depois desse dia, a vida das três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira que, à partida, nem sequer imaginavam e tornar-se-ão vítimas da imaginação da irmã mais nova. Briony terá presenciado mistérios e cometido um crime que procurará expiar ao longo de toda a sua vida. Expiação é, porventura, a melhor obra de Ian McEwan. Descrevendo de forma brilhante e cativante a infância, o amor e a guerra, a Inglaterra e a situação de classes, contém no seu âmago uma exploração profunda – e muito comovente – da vergonha, do perdão, da expiação e da dificuldad...