Avançar para o conteúdo principal

O Amor nos Tempos de Cólera


Sinopse:

O Amor nos Tempos de Cólera constitui na obra de Gabriel García Márquez um marco equiparável ao do célebre Cem Anos de Solidão, considerado até hoje, a sua obra-prima.

«O Amor nos Tempos de Cólera é um romance (...) onde se fundem o fulgor imagístico, o difícil triunfo do amor, as aventuras e desventuras da própria felicidade humana (...) Ao longo dum flash-back de quatrocentas páginas vertiginosas, compostas numa espécie de pauta estilística e musical, da qual não estão sequer ausentes o humor, a poesia e a
vertigem das imagens (...) o leitor recupera o ritmo encantatório duma escrita que não tem conhecido imitadores à altura.»


Opinião (Atenção, pode conter spoilets):

    O Amor em Tempos de Cólera conta-nos a história de Florentino Ariza e Fermina Daza que se apaixonaram quando jovens e que foram impedidos de casar pelo pai de Fermina por considerar que a sua filha merecia um melhor partido uma vez que Florentino Ariza não possuir fortuna e ser filho de pai icógnito. Entretanto, após três anos de troca de cartas carregadas de paixão, Fermina Daza perde o encantamento pelo o jovem Florentino Ariza e acaba por se casar com um jovem médico rico e oriundo de boas famílias, o Dr Juvenal Urbino. Florentino Ariza não se conforma com a perda do seu amor eterno e promete a si mesmo criar a sua própria riqueza para dar a Fermina Daza todo o conforto e esperar por ela solteiro até que fique viúva. No entanto, muitos anos se passaram até que o Dr. Juvenal Urbino fosse enterrado.
   O que dizer acerca deste livro? Adoro a forma como Gabriel García Márquez escreve mas a verdade é que as suas histórias não me enchem as medidas. O mesmo tinha acontecido quando li os "Cem Anos de Solidão". Apesar das ideias poéticas e do livro ser um hino ao amor, ao fim desta leitura senti um vazio. Florentino de Ariza ao longo da sua vida acabou por manter relações clandestinas cujas mulheres alegou amá-las todas, cada uma à sua maneira. No entanto, decidiu esperar anos e anos por alguém que o rejeitou em tempos e apenas na sua velhice acabou por vivenciar a sua grande história de Amor. Percebo a ideia que o autor pretende transmitir, que não existe idade para duas pessoas se amarem. Mas para mim, alguém não deveria esperar tanto tempo para amar. E Florentino chegou a ter essas dúvidas: e se ele próprio ou se a Ferminina Daza morrer antes do dr. Urbino? Poderia ser um fim bastante palusível. Uma vez que se trata de uma ficção o autor decidiu que o amor acabaria por vencer.
   Gabriel Garcia Márquez mostra-nos também outras vertentes do Amor: o amor fraternal existente num casamento, o amor adúltero, o amor carnal, o amor platónico e o mais presente em todo o livro o amor como uma doença, com sintomas iguais ao da cólera.

Comentários

  1. Olá Landa,

    Não li este Amor nos Tempos de Cólera, mas não compartilhamos a mesma opinião relativamente aos Cem Anos de Solidão, pois para mim foi um dos melhores livros que li até hoje.
    Vi que esta a ler Capitães da Areia de Jorge Amado, a obra também faz parte da minha lista de melhores livros que tenha lida até hoje.

    ResponderEliminar
  2. Olá Tiago M. Franco,

    Como disse, gosto muito da escrita de Gabriel García Márquez, penso que o problema aqui foi não me identificar muito com a história em si. Quanto aos Cem Anos de Solidão li-o quando tinha uns 16 anos e acredito que não tenha apanhado a verdadeira essência do livro. Uma vez que não me recordo muito bem da história pois já o li à uns anos valentes e dado que é o preferido de muitas pessoas cuja opiniões tenho em muita consideração penso relê-lo um dia destes.
    Quanto aos Capitães da Areia ainda estou muito no início mas tenho grandes expectativas pelas opiniões que já li e ouvi.

    Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  3. Sabe que é pior nos Capitães da Areia: é que ainda hoje a história podia ser verdadeira. Tive em 2005 na favela a rosinha e aquilo é inacreditável. No final do livro se quiser trocamos mais opiniões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tiago M. Franco. Uma vez que viu a realidade das favelas penso que o livro o deve ter marcado ainda mais.

      Eliminar
  4. Ainda há uns dias vi o filme desta obra lindíssima de GGM.
    Embora tenha gostado de "Cem Anos de Solidão", para mim esta é a preferida.

    ResponderEliminar
  5. Olá tonsdeazul. tinha reparado que tinhas este livro no teu top 50. O filme ainda não vi mas verei em breve.

    Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  6. Só ainda li um livro do autor e não me seduziu por ai além...
    Vi o filme que se baseia neste livro e gostei bastante!

    ResponderEliminar
  7. Olá Ash.Pessoalmente gosto da escrita do autor, as histórias é que não me enchem as medidas. Não vi ainda o filme mas será para breve!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Planos para Fevereiro

Em Janeiro conclui a Última Tragédia  de Abdulai Sila para o projeto ler Lusofonia e Viajar através dos livros (Guiné-Bissau) e Pessoas Normais de Sally Rooney para o projeto FOMO Challenge2025 do blog/Podcast Bárbara reviews Books. De momento estou a ler  Inês de Castro de Isabel Stilwell e a Trégua do Primo Levi, que pretendo terminar este mês, e As origens do Totalitarismo , Hannah Arendt que será uma leitura para continuar nos próximos tempos. Para Fevereiro pretendo ainda ler os seguintes livros:   Sei que é uma lista muito ambiciosa para um mês tão curto e que provavelmente não vou cumprir mas gosto de fazer este planeamento. E vocês, já leram algum destes livros? Se sim, o que acharam dessas leituras? Boa semana!

Primeiro Aniversário

Hoje este cantinho faz um ano. Obrigada pelas vossas visitas, comentários, opiniões e sugestões! Espero poder continuar a descobrir novos horizontes com este blog.

Expiação

Autor: Ian McEwan Editora: Gradiva Nº Páginas: 419 ISBN: 978 972 662 822 4 Categoria: Romance Sinopse: No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, de 13 anos, vê a irmã Cecilia despir-se e mergulhar na fonte que existe no jardim da sua casa. É também observada por Robbie Turner, um amigo de infância que, à semelhança de Cecilia, voltou há pouco tempo de Cambridge. Depois desse dia, a vida das três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira que, à partida, nem sequer imaginavam e tornar-se-ão vítimas da imaginação da irmã mais nova. Briony terá presenciado mistérios e cometido um crime que procurará expiar ao longo de toda a sua vida. Expiação é, porventura, a melhor obra de Ian McEwan. Descrevendo de forma brilhante e cativante a infância, o amor e a guerra, a Inglaterra e a situação de classes, contém no seu âmago uma exploração profunda – e muito comovente – da vergonha, do perdão, da expiação e da dificuldad...