O ano de 2018 foi para mim uma nova fase na vida, onde tentei ajustar a minha vida familiar e o profissional com projetos pessoais, dentro dos quais se insere a leitura. Depois de ter sido mãe deixei de ler quase por completo e senti a falta da literatura na minha vida. Quanto tive a minha segunda filha achei que tinha que mudar as minhas rotinas para que pudesse despender mais tempo para as coisas que gosto de fazer e dedicar mais tempo para mim. Em 2018 apenas consegui terminar 15 livros, desde março, oque não foi mau de todo mas podia ter lido mais. A quantidade não interessa mas para 2019 gostaria de ler pelo menos o dobro uma vez que a minha lista de leituras está a aumentar substancialmente.
Vou tentar participar em diferentes desafios, embora saiba que o meu tempo é bastante limitado:
- lusiteratura do blog e booktube O prazer das coisas, que consiste em ler mais livros de autores portugueses ao longo do ano;
- Desafio de leitura Manta de Histórias 2019, do blog Manta de Histórias;
- Para dar um avanço no meu projeto a volta ao mundo com a literatura, aderi ainda ao desafio viaggiando 2019, uma booktuber brasileira que costumo acompanhar.
- Juntei-me ainda no Goodreads ao grupo Read long na tentativa de tentar interagir mais com outras pessoas que possuem o mesmo interesse que eu pela leitura. Vou continuar a acompanhar o Clube dos Clássicos Vivos criado pela Cláudia da mulher que ama livros.
Pretendo ainda:
- Continuar o projeto dos 1001 livros a ler antes de morrer;
- Ler mais mulheres, principalmente sobre assuntos que abordem a temática do feminismo;
- Ler mais sobre assuntos da atualidade e novidades. Como leio mais clássicos acabo por não ler autores contemporâneos;
- Ler mais livros que falem sobre experiências de guerras que não sejam a Segunda Guerra Mundial ou crises políticas de um dado país;
- Direcionar mais os livros do projeto A Volta ao Mundo com a Literatura, de forma a que estes contenham factos histórico, culturais e políticos sobre esse mesmo país;
- Ler em 2019 a pilha de livros da foto;
- Ler em 2019 a pilha de livros da foto;
- Tentar atualizar mais vezes o blog.
Posto isto, tenho ainda um grande trabalho de pesquisa pela frente e conto convosco para me ajudarem em algumas sugestões, caso tenham lido livros nestes âmbitos.

Olá, Landa!
ResponderEliminarGostei de te ver no meu Rol.
Não te preocupes tanto com a quantidade de livros que lês durante o ano. 15 livros em 2018 foi bom!
O que importa é LER. Ler com prazer, sem obrigação. Muito menos para "alimentar" um blogue.
O meu rol tem já uns aninhos e, sabes, foram muitas as vezes que quase o fechei. Manter um blogue de livros é tramado!
Optei por reduzir o número de postagens e intercalar leituras com outros temas. É mais fácil!
Da tua pilha de livros li: 1984, O meu país inventado, Ensaio sobre a cegueira e Livro. Gostei de todos e tu vais gostar também. Força!
Vou dar-te uma dica que resulta comigo: inicio a leitura de um livro sempre à 2ª feira, depois de dividir o número de páginas por 5 dias (2ª a 6ª feira). É o que leio em cada dia, nunca mais. Se por qualquer razão falhar a leitura de um dia, compenso no sábado, ou domingo.
Acredita, resulta. Se o livro tem muitas páginas o tempo diário de leitura é maior, se tem poucas é reduzido e fico com disponibilidade para pesquisar/preparar outras coisas parao blogue.
Landa, desculpa se exagerei.
Beijo e boas (não muitas...) leituras.
Olá Teresa!
EliminarSei que este comentário já tem muito tempo mas como fiz algumas alterações no blog não me apercebi que tinha comentários para aprovar. Já consegui aumentar um pouco o fluxo de leituras, pena que o tempo é tão curto para a quantidade de livros que queremos ler.
Obrigada pelas dicas, vou começar a aplica-las entretanto.
Beijinhos e boas Leituras.