Mais projetos, mais leituras. Se em Janeiro o foco foram livros no feminino em Fevereiro o foco foram autores masculinos.
Iniciei o mês com a literatura Russa, A morte de Ivan Ilitch de Lev Tolstoi para o projeto Ler os clássicos do blog Barbara Reviews Books. Ivan Ilitch é um juiz muito conceituado que, após um acidente, desenvolve uma doença grave que o leva a morte. Quando dá conta que a sua vida está perto do fim o protagonista entra num estado de angústia por perceber que nada mais há a fazer. Deste modo inicia uma introspecção sobre o seu passado, revê as acções e decisões que tomou desde a sua juventude e faz uma reflexão sobre o sentido da vida. Ao longo da história o autor faz também uma crítica à hipocrisia e aparências sociais, sobretudo no ambiente familiar.
Um livro pequeno mas com uma mensagem muito forte que nos põe a pensar sobre o verdadeiro valor da vida e que a doença e a morte não acontece só ao outros, podendo bater à nossa porta quando menos se espera.
Para o projeto Português é Bom li Uma Abelha na Chuva do Carlos de Oliveira. O enredo centra-se no casal Álvaro e Maria dos Prazeres Silvestre que vivem na aldeia de Montouro. O marido, oriundo de uma família de lavradores novos ricos, mostra-se como uma personagem com uma mente fraca em constante procura da própria redenção. Já Maria dos Prazeres, que provêm de uma familia aristocrata falida, apresenta uma personalidade forte estando constantemente a instigar o marido a desenvolver acções e comportamentos da sua conveniência. Carlos de Oliveira faz aqui um retrato social da província portuguesa em meados do século XX, retrógrada, marcada pelas aparências, pobreza de espírito e frustrações, onde o julgamento popular apresenta um grande peso.
Iniciei em Janeiro para o projeto #hol75 da booktuber Dora Marques A Rapariga que Roubava Livros de Markus Zusak que já andava para o ler à bastante tempo. É mais um livro sobre a II Guerra Mundial direcionado para um público mais jovem. No entanto, para mim o que torna esta história interessante é o facto desta ser narrada pela própria morte que nos mostra o percurso de uma menina alemã, Liesel, desde o início até ao fim da guerra. Embora contada de forma subtil, foi tocante ver os sentimentos e pensamentos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes face as atrocidades e consequências da guerra. Gostei muito e entrou para a minha lista de favoritos de 2020.



Comentários
Enviar um comentário