Avançar para o conteúdo principal

Leituras de Janeiro de 2020

                    


    No ano de 2019 voltei ao ritmo de leituras que tinha antes da maternidade graças à participação no Desafio Mantas de Historias 2019. O inicio de 2020 não correu mal, embora não consiga dedicar-me à leitura como desejaria. As escolhas dos livros deste mês foram feitos de acordo com os projetos que fui participando.



                              7167366






    A melhor leitura do mês foi o Na Tuas Mãos de Inês Pedrosa que li para o Projeto Português é Bom da Maria João Covas e da Maria João Diogo. Este romance divide-se em três partes diferentes representadas por três gerações de uma família um tanto atípica. Cada uma delas é narrada pela própria personagem: a avó Jenny sobre a forma de diário, a filha Camila através de um álbum de fotografias e por fim a neta Natália por intermédio de cartas. O livro acaba por ser uma reflexão destas mulheres e mostra-nos como as suas gerações e contexto político influenciaram as suas vivências e decisões. Apesar de muito diferentes as três têm em comum a pouca sorte nas relações amorosas, as sucessivas desilusões ao longo da vida, a dificuldade nas relações familiares e a consequente solidão. Gostei muito de ler Inês Pedrosa pelo contraste da sua escrita, harmoniosa mas simultaneamente crua. A autora fala-nos também da emancipação feminina em Portugal desde a década de 30 até aos dias de hoje tendo em consideração o enquadramento da mulher antes durante e depois da ditadura e guerra colonial de Moçambique.




    Janeiro foi o mês do #janeirodeépoca organizado pela Sandra do canal do Youtube Mil estrelas no colo e pela Rita da página do facebook 007 Licença para ler: Viagens no Sofá. Para este projeto li:


                              I Will: A Christmas Novella by Lisa Kleypas


    I will de Lisa Kleypas, é uma novela sobre Andrew Drake, um lorde que, por levar uma vida de noitadas e luxúria, foi retirado do testamento do seu pai. Para que o seu pai o volte a colocar no testamento Andrew elabora um plano de cortejar uma dama respeitável e dar a entender que tem intenções de casar com ela. Como única alternativa tem a irmã do seu melhor amigo, miss Caroline Hargreaves, uma jovem determinada e com uma imagem um pouco apagada. Caroline, conhece bem a fama do duque e não gosta nada do dele mas, no entanto, acaba por ser "obrigada" a envolver-se no plano. Foi o primeiro livro que li da autora, gostei mas não adorei talvez por ser uma história curtinha que merecia ser mais desenvolvida, havendo também uma cena que deveria ter sido tratada de uma outra forma.  Qualquer das formas mais tarde vou voltar a esta autora.


                       Amazon.com: Volte para mim (Portuguese Edition) eBook: Aleksandra ...


    Volte para mim é o primeiro livro da Paola Aleksandra uma booktube brasileira. É um romance de época bastante leve tendo como destaque a importância da família e do perdão. A mensagem que autora transmite é que nunca é tarde para encarar o passado e corrigir os erros e mal entendidos de forma a podermos seguir em frente. Gostei bastante, uma leitura ótima para intercalar com temáticas pesadas.

E vocês, já leram estas autoras? Aconselham algum livro ou série em específico?

Comentários

  1. li, 'Nas tuas mãos' de Inês Pedrosa e adorei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra, obrigada pela visita. Também gostei muito e pretendo ler mais obras da Inês Pedrosa. Boas Leituras

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Planos para Fevereiro

Em Janeiro conclui a Última Tragédia  de Abdulai Sila para o projeto ler Lusofonia e Viajar através dos livros (Guiné-Bissau) e Pessoas Normais de Sally Rooney para o projeto FOMO Challenge2025 do blog/Podcast Bárbara reviews Books. De momento estou a ler  Inês de Castro de Isabel Stilwell e a Trégua do Primo Levi, que pretendo terminar este mês, e As origens do Totalitarismo , Hannah Arendt que será uma leitura para continuar nos próximos tempos. Para Fevereiro pretendo ainda ler os seguintes livros:   Sei que é uma lista muito ambiciosa para um mês tão curto e que provavelmente não vou cumprir mas gosto de fazer este planeamento. E vocês, já leram algum destes livros? Se sim, o que acharam dessas leituras? Boa semana!

Primeiro Aniversário

Hoje este cantinho faz um ano. Obrigada pelas vossas visitas, comentários, opiniões e sugestões! Espero poder continuar a descobrir novos horizontes com este blog.

Expiação

Autor: Ian McEwan Editora: Gradiva Nº Páginas: 419 ISBN: 978 972 662 822 4 Categoria: Romance Sinopse: No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, de 13 anos, vê a irmã Cecilia despir-se e mergulhar na fonte que existe no jardim da sua casa. É também observada por Robbie Turner, um amigo de infância que, à semelhança de Cecilia, voltou há pouco tempo de Cambridge. Depois desse dia, a vida das três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira que, à partida, nem sequer imaginavam e tornar-se-ão vítimas da imaginação da irmã mais nova. Briony terá presenciado mistérios e cometido um crime que procurará expiar ao longo de toda a sua vida. Expiação é, porventura, a melhor obra de Ian McEwan. Descrevendo de forma brilhante e cativante a infância, o amor e a guerra, a Inglaterra e a situação de classes, contém no seu âmago uma exploração profunda – e muito comovente – da vergonha, do perdão, da expiação e da dificuldad...