Em Março foi o da mês da mulher e por isso li exclusivamente obras escritas por autoras do género feminino.
O primeiro livro que terminei foi A educação de Eleanor de Gail Honeyman. Parti para este livro com muitas expectativas pelas imensas opiniões positivas que li. A história centra-se em Eleanor, uma mulher que tem uma vida rotineira, solitária sendo a sua vida resume-se ao seu trabalho desinteressante, às suas bebedeiras caseiras de fim de semana e às chamadas com a mãe às quartas-feiras. Tudo muda quando conhece um novo colega de trabalho Raymond, uma pessoa descontraída, desleixada e sociável, exactamente o oposto de Eleanor. Um dia, na rua, acabam por socorrer um senhor de idade, Sammy, e a partir daí estes acabam por se encontrar com alguma frequência. Começam assim uma relação de amizade e certos acontecimentos levam a Eleanor a voltar ao seu passado e enfrentar algumas verdades até então recalcadas. Gostei muito do livro e achei o final inesperado. Aconselho a leitura.
Descobri os romances de época com o projeto #outubrodeépoca da Sandra do canal/blog Mil estrelas no colo e gostei bastante da experiência. Desta vez resolvi ler a tão aclamada autora deste género literário, Julia Quinn. Optei por me estrear com as Crónicas de Paixões e Caprichos, o primeiro livro da série Bridgertons. Gostei mesmo muito, um romance leve, divertido e com um grande elo de relações familiares. Só fiquei um pouco intriga do porquê da editora colocar títulos tão diferentes dos originais. Pretendo entretanto continuar a ler os restantes e iniciar o segundo volume ainda este ano.
Estou também a participar na maratona de fantasia Aventuras Épicas organizada pelas booktubers Marta Ambrósio e Words à la Carte. A minha primeira escolha foi Luz e Sombras de Anne Bishop que é o segundo livro de uma trilogia que iniciei no ano passado. Apesar de não ser a trilogia mais aclamada da autora estou a gostar muito da leitura. O enredo inicial envolve-se em torno da inquisição de bruxas que zelam pela segurança dos Lugares Antigos. Para além das bruxas existem ainda outros seres portadores de capacidades mágicas, os Fae que vivem num mundo à parte, Tir Allain. Estes visitam o mundo dos humanos através das suas estradas misteriosas, estradas essas que de um momento para o outro começaram a desaparecer deixando os clãs Fae isolados.
Anne Bishop através deste mundo fantástico trás um tom muito feminista, explorando aqui os direitos à liberdade de pensamento, educação e respeito que toda a mulher deve ter independentemente do local onde vive e o povo a que pertence. Em breve lerei também o terceiro e último volume.
Para o desafio mensal Português é Bom tinha planeado ler um outro livro mas como a biblioteca fechou por causa do COVID 19 acabei por ler o conto Sonhos Malditos de Carina Rosa que deu também para a maratona das aventuras épicas. É uma história mais direcionada para os jovens adultos e, para quem quiser conhecer a escrita da autora esta e outras obras encontram-se disponíveis gratuitamente na loja da Kobo.




Comentários
Enviar um comentário